Introdução ao TAO Testing

Tao Testing

Introdução

TAO, acrônimo francês para Testing Assisté par Ordinateur (em inglês, Computer-Based Testing), é uma plataforma para o desenvolvimento e a aplicação de avaliações assistidas por computador.

O TAO provê todas as funcionalidades necessárias aos envolvidos no processo de avaliação assistida por computador, desde a criação, o gerenciamento, a aplicação de teste eletrônico e a análise dos resultados.

É o futuro da avaliação online, visto que representa um dos primeiros grandes passos para uma solução alternativa a softwares proprietários caros e inflexíveis presentes no mercado.

Visão Geral

Essa plataforma é quase tão fácil de manusear quanto escrever em papel, mas com resultados bem mais impressionantes, pois permite a criação, de forma simplificada, de e-tests e sua aplicação para estudantes em qualquer lugar do mundo.

É a primeira solução Open Source de avaliação realizada em computador, de nível comercial. Foi concebida seguindo padrões internacionais como o QTI e LTI e opera de forma totalmente transparente e auditável.

Por se tratar de uma solução Open Source, os desenvolvedores podem acessar seu código-fonte para criar seus próprios testes ou para propósitos de administração. Isso torna disponível ao usuário inúmeras possibilidades de customização.

É possível, ainda, ampliar as funcionalidades do TAO por meio da instalação de extensões. Nos repositórios oficiais, pode ser encontrada uma infinidade destes componentes que trazem novas funcionalidades à plataforma. Existe, ainda, a possibilidade de novas extensões serem desenvolvidas para atender a uma demanda particular.

A plataforma TAO e a maioria de seus componentes são licenciadas sob a GNU General Public License 2 (GPL2).

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

  1. A liberdade de executar o programa para qualquer propósito.
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias, de modo que você possa ajudar outros usuários.
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de forma que toda a comunidade usufrua dos seus benefícios. Novamente, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Todo o conteúdo criado ou inserido dentro da plataforma, como itens, testes, imagens e arquivos multimídia em geral não estão obrigatoriamente sujeitos à aplicação da licença GPL.

Desde 2015, calcula-se que o TAO tenha sido utilizado em mais de 30 milhões de testes, em mais de 70 países e em 30 linguagens diferentes.

Entre os principais usuários ao redor do mundo, incluem-se:

  • University of Massachusetts Amherst (UMass);
  • New York City Department of Education (NYCDOE);
  • University of Alberta (Edmonton Canada);
  • Swiss Conference of Cantonal Ministers of Education (EDK).

Principais Características

As características essenciais do TAO são:

  • Multilinguagem – disponível em mais de 30 línguas diferentes;
  • Web Application – acesso totalmente via web, não requer a instalação de clientes ou plug-ins de navegador;
  • Gerenciamento de usuários e permissões – permite gerenciar usuários e suas propriedades, bem como seus perfis de acesso e permissões;
  • Provisão de uma API completa para acesso, modificação de dados, gerência de usuários etc.;
  • Importação, exportação e edição de itens no padrão QTI 2.1;
  • Edição WYSIWYG – ferramenta de edição com diversas funcionalidades, que permite ao editor visualizar da forma que será publicado;
  • Integração com recursos multimídia – é possível integrar ou fazer referência a vídeos do Youtube, servidores de multimídia e outros;
  • Banco de itens e compartilhamento de itens;
  • Vários tipos diferentes de itens – permite a criação de itens de múltipla escolha, ordenação, associação, envio de arquivos, discursivos, entre outros;
  • Permissão para aplicar testes online e offline – possibilita a sincronização entre um servidor principal e servidores clientes (que podem ser desconectados posteriormente), para a aplicação em ambientes remotos e com acesso à rede controlado.

Arquitetura da Plataforma

A arquitetura da plataforma é organizada de forma modular. Assim, alguns destes módulos são independentes dos outros, o que possibilita instâncias diferentes que atenderão a cada propósito.

Dessa forma, pode-se ter uma instalação contendo apenas os módulos dedicados à aplicação de testes e outra instalação dedicada apenas à elaboração de itens, por exemplo. Este modelo favorece alguns aspectos tecnológicos, dentre eles a infraestrutura e a segurança.

Templates de Itens

As especificações do Question and Test Interoperability (QTI) definem um formato padrão para a criação e reprodução de conteúdo de avaliação e seus resultados. Estas especificações consistem em modelos que definem a estrutura de questões, testes e resultados em um formato padrão.

O TAO está em conformidade com o QTI, o que faz dessa plataforma uma solução totalmente portável, segura e pronta para a integração e comunicação com outros sistemas de avaliação e repositórios de itens.

Categorias em que o TAO é certificado em conformidade com o QTI:

  • Authoring and editing systems;
  • Delivery systems;
  • Item and test bank systems;
  • QTI content.

Organização e Funcionalidades da Plataforma

Itens

Um item é um conjunto de interações (possivelmente vazias) agregadas com materiais de apoio e um conjunto opcional de regras para converter a(s) resposta(s) do candidato em resultados de avaliação.

Na imagem a seguir, pode-se visualizar um item em modo de edição e algumas das interações mais comuns disponíveis.

A plataforma permite tanto a importação de itens ou de conjunto de itens, quanto a exportação dos mesmos.

Após a exportação, uma pasta compactada é gerada, contendo o arquivo XML com as configurações do item e seus arquivos multimídia caso existam.

A parte textual do item é exportada em formado XML seguindo os padrões QTI. Este padrão possibilita a criação de scripts que façam a conversão de itens que não estão no formato QTI.

Testes

Um teste é um grupo de itens associado a um conjunto de regras que determinam quais tipos de itens um candidato verá e em qual ordem.

A imagem a seguir mostra um teste em modo de edição, no qual é possível definir as sessões e o conjunto de itens que estarão presentes na avaliação.

Indivíduos (Test-Takers)

Test-Takers são os indivíduos que farão o teste montado previamente. Normalmente, estes são os candidatos ou alunos, que podem ser exportados ou importados para o sistema em um arquivo em padrão CSV ou RDF.

Grupos

Grupos são coleções de alunos ou candidatos que farão um mesmo teste. Assim como os Test-takers, os grupos também podem ser exportados e importados por meio de arquivos em padrão CSV ou RDF.

Distribuição (Delivery)

A distribuição é o processo que coordena apresentação e distribuição dos testes, bem como a computação da pontuação para a geração dos resultados.

Aplicação do Teste

Durante o teste, o candidato ou aluno acessará a plataforma pelo mesmo endereço, apenas inserindo suas credenciais.

Resultados

Os resultados das avaliações são coletados em cada distribuição dos testes. Posteriormente, é possível visualizá-los tanto em conjunto quanto independentemente. Também é possível fazer a exportação dos resultados em formato XML ou CSV.

Gerenciamento de Usuários

Todo o gerenciamento de usuários pode ser feito em um único local. Pode-se visualizar a lista de usuários do sistema e seus respectivos papeis (roles).

Gerenciamento de Perfis e Permissões

Na sessão de gerenciamento de perfis, é possível atribuir um papel para um usuário específico. Cada perfil pode ser configurado para conceder apenas um ou mais tipos de permissões no sistema. Por padrão, a plataforma vem com os perfis de Administrador do Sistema, Autor de Item, Gerenciador Global, Aluno, entre outros.

Trabalhos Futuros do Projeto

Adaptive Item

Um item que muda a sua interação, sua pontuação ou ambos, após tentativas insatisfatórias do aluno de acertar a resposta correta, por exemplo.

Adaptive Test

Um teste que muda a apresentação dos itens baseado nas respostas do aluno, por exemplo.

Links Uteis

https://www.taotesting.com
https://userguide.taotesting.com
https://github.com/oat-sa
https://hub.taotesting.com
https://packagist.org/packages/oat-sa

Contato

Samuel Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *